Gentílico: fragosense
Histórico

Tasso Fragoso Maranhão – MA

Histórico
Deve-se ao piauiense Marcelino Tavares Lira, procedente de Ribeiro Gonçalves, o início do desbravamento do território, quando ali se fixou, construindo a primeira casa do lugar. Como na frente da mesma corresse um riacho, o desbravador deu ao lugar o nome de ?Brejo da Porta?.
Após fixar-se, o piauiense iniciou a exploração da lavoura, atividade que até hoje predomina no município. O povoamento deu-se com muita lentidão, já que o difícil acesso impedia o movimento migratório, ocorrendo a entrada, apenas, de novos moradores vindos de município limítrofes.
Só na década de 40, o povoado começava a apresentar alguma representatividade, surgindo pequenas casas de comércio, além do incentivo à pecuária.
Pela lei 269, de 31 de dezembro de 1948, o povoado foi elevado à categoria de Vila. Graças ao prestígio do então Deputado Estadual Didácio Coelho dos Santos, o distrito foi elevado à categoria de município, pela lei nº 2.168, de 19 de dezembro de 1961, sendo desmembrado do Alto Parnaiba, com a denominação de Tasso Fragoso.
O nome foi dado em homenagem ao ilustre maranhense Augusto Tasso Fragoso, nascido em São Luís, em 28 de agosto de 1869. Foi General do Exército, Engenheiro Militar e Bacaharel em Matemática e Ciência Físicas e Naturais, Historiador, Sociólogo e Astrônomo. Fez parte da Junta Governativa do País, quando da deposição do Presidente Washington Luís. Faleceu na Guanabara, em 20 de setembro de 1945.
Gentílico: fragosense

Formação Administrativa
Distrio criado com a denominação de Brejo da Porta, pela lei estadual nº 269, de 3112-1948, subordinado ao município de Alto Parnaíba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Brejo da Porta figura no município de Alto Parnaíba.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Tasso Fragoso, pela lei estadual nº 2108, de 19-12-1961, desmembrado de Alto Parnaíba.
Sede no atual distrito de Tasso Fragoso ex-Brejo da Porta. Constituído do distrito sede. Instalado em
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital
Brejo da Porta para Tasso fragoso alterado, pela lei estadual nº 2108, de 19-12-1961.
Fonte

Fonte: IBGE